sábado, 28 de julho de 2012

Uma Década Suburbana




Cronologicamente, a década de 80 do século XX estende-se de 01 de Janeiro de 1981 a 31 de Dezembro de 1990. No que toca à década enquanto periodo identificável por uma comunalidade de elementos, temas e formas de tratamento, e no que toca ao cinema de Horror, podemos dizer que esta se terá iniciado em 1980, com FRIDAY THE 13TH (1980), o primeiro filme a fixar uma fórmula reconhecível e que, com maior ou menor variação, estaria presente em praticamente todos os anos dessa década.

Não obstante, a década de oitenta não beneficiou de um filme que servisse de marco modelador, à semelhança do que ocorrera em décadas anteriores. Mais do que uma unidade de temas, os anos oitenta foram marcados pelo consumismo, pela idealização da vida suburbana, spielbergueriana, e sobretudo pelo tratamento auto-consciente e auto-referencial dos filmes do passado, com especial nostalgia pelo cinema dos anos 50 [BACK TO THE FUTURE, 1985, terá sido o mais influente, mas não podemos esquecer a plétora de remakes de filmes clássicos dessa década, como THE THING (1981), INVADERS FROM MARS (1986), THE FLY (1986), e tantos outros]. O que, porém, melhor caracteriza o cinema de Horror dos anos oitenta é a revolução a nível da tecnologia de efeitos especiais, que não só serviu de catalizador a essa série de remakes, como permitiu recuperar temas do passado que as limitações técnicas tinham votado ao esquecimento. Só isso explica que logo no primeiro ano dessa década tenhamos exerimentado os magníficos AN AMERICAN WEREWOLF IN LONDON (John Landis), THE HOWLING (Joe Dante), RAIDERS OF THE LOST ARK (Steven Spielberg) e THE THING (John Carpenter). Apenas o nostálgico CLASH OF THE TITANS recuperava a tradicional tecnologia de stop-motion animation do mestre Harryhausen, com efeito verdadeiramente encantador. Esta nova possibilidade de tratamento de uma miríade de temas, provoca essa aparência de falta de contexto dos anos oitenta. E talvez por isso seja tão difícil identificar o ponto concreto onde podemos afirmar que o cinema de Horror dos anos 80 passou a ser o cinema de Horror dos anos 90. Em termos de sensibilidade suburbana, seria interessante situar esse momento no surgimento de 'BURBS (1989) de Joe Dante, uma hilariante desconstrução do mito idílico spielberguiano, traído apenas pelos dez últimos minutos da película. Uma hipótese possível é recorrermos a um critério semelhante - o da evolução da tecnologia de efeitos visuais - e colocar esse momento no lançamento de THE ABYSS (1989) de James Cameron, primeiro filme a utiizar com sucesso a emergente tecnologia de CGI, que poria fim a um período mágico e de mérito artístico na história do cinema Fantástico.

Não obstante tais factos, a percepção popular leva a identificar a década de 80 com o período compreendido entre 01 de Janeiro de 1980 e 31 de Dezembro de 1989. Assim, é meramente por uma convenção de facilidade na procura de determinados títulos que este blogue segue esta última (e incorrecta) opção.

Sem comentários:

Enviar um comentário